Voltei a escrever!! ufa!! esses dias foram bem difíceis aqui, mas isso contarei depois...

Gostaria de falar sobre minhas primeiras impressões sobre a Dinamarca...
Desde que cheguei aqui percebi algumas diferenças em relação ao Brasil, ainda em Copenhagem reparei que os pontos de luz de banheiros ficam ao lado de fora do cômodo
(tem que olhar de lado pq a infeliz ainda não consegue arrumar isso, desculpem)
(acho que vou demorar um tempo para acostumar com isso), e percebi também que as tomadas têm um botãozinho para ligar quando for usar (tudo aqui estou aprendendo na marra, já estava desesperada achando que a bateria do notebook não estava carregando!)...
(vira para o outro lado agora.. hehehehhee)
As janelas que vi em todos os lugares servem para todas as épocas do ano... abrem completamente ou só um pouquinho... dei a sorte (e o azar) de ter 2 janelas no meu quarto e nenhuma delas abrir por completo!
Tenho a impressão de que as pessoas gostam do ar fresco porque aproveitam bastante para ficar no sol, más nunca abrem portas ou janelas para circular ar fresco... faz falta um ventinho....
e nos lugares onde praticamos as atividades físicas (ginásios, quadras e Tumbling Center) nem me fale, não deixam uma porta aberta e não tem ventilador, ar condicionado ou coisa parecida, é só começar a atividade que já estão todos vermelhinhos e bem suados...ECA!
Quanto aos lugares que passei, UAU.... apesar das pessoas me parecerem um pouco frias, são muitos educadas ao tentar ajudar quem precisa, ao receber pessoas e é um exemplo maravilhoso de cidadania. Na verdade as crianças são criadas assim e quando jovens já saem de casa para experimentar o mundo e estão prontinhos para se virarem sozinhos.
As ruas extremamente limpas e muito arborizadas, entre uma casa e outra sempre tem um gramado bonito e arbustos...as casas então, uma mais bonita que a outra, parecem todas de brinquedo.
(tirei de dentro do ônibus)
Transporte: precisei usar um taxi em Copenhagem e já senti como funciona bem a dimensão do trânsito (asfalto lisinho, ruas largas e por isso pode-se andar BEEEMM.. se é que me entendem); estações de trem maravilhosas, cartões postais, principalmente THE COPENHAGEM CENTRAL STATION ou (Københavns Hovedbanegård)..
imagina só para eu encontrar a placa que diz que é a estação se o nome é esse aí nos parênteses... ah, não tive dúvida, fui seguindo o fluxo de pesssoas; tanto para trem como para ônibus têm uma tela digital que mostra quanto tempo falta para ele chegar... se estiver esperando um ônibus no meio do nada e na placa diz que ele passará 1h34, você espera que ele será pontual - SURGE DO NADA! mas ele vem...
No caminho e por aqui fiquei feliz em encontrar coisas comuns para mim, como por exemplo a sorveteria, eu sei que é da fibon porque até o símbolo é igual só que aqui chama-se FRISKO (tem uma sorveteria lá na praia em que fui visitar, comentarei em outro post).
As pessoas que me acolheram aqui na escola cuidam dos alunos como se fossem seus filhos mesmo, querem a todo o tempo fazer com que viremos uma família para que uns possam cuidar dos outros, assim as pessoas começam a se aproximar mais, só que os escandinavos têm um pouco de preguiça de falar inglês então acaba-se formando mais um grupo, o dos INTERNACIONAIS..
no próximo post contarei como é a escola...
Salve salve Erika. Ainda não consegui ler tudo huahuahua, quantas fotos bacanas, entre desventuras e descobertas que bom que está conseguindo registrar (e avaliar) os acontecimentos.
ResponderExcluirAbraços e tudo de bom nessa jornada.
Xing.