domingo, 9 de setembro de 2012

intercâmbio cultural


 
Intercâmbio: segundo o dicionário, é um “estabelecimento de relações recíprocas de ordem cultural, comercial e/ou social”.

Essa definição expressa realmente o que vivemos aqui na escola, existe uma imensa troca de informações entre os alunos internacionais (como vocês já leram em outros posts), o tempo todo as pessoas se perguntam sobre a outra línguas ou comparam os costumes...

 Más além dessa troca de alunos internos, temos um grande movimento de outras pessoas aqui na escola, toda semana tem pessoas visitando, ou grupos que vem para treinar, crianças que vem fazer aulas, ou como essa semana estava aqui um grupo de idosos que mora por perto. Vieram para se reunirem (são ex alunos) e também discutir problemas e soluções para a comunidade e acabam participando de toda a rotina da escola, ainda fazem aulas práticas também.

A algumas semana atrás tinha um grupo de policiais dinamarqueses que vieram para fazer um treinamento. A semana passada chegou um grupo de policiais da Polônia e ficarão aqui até dezembro para treinamento intensivo.


O mais legal: todo mundo que vem para cá participa normalmente da rotina da escola. Fazem as refeições junto conosco, os policiais ajudam na limpeza, os idosos estão ajudando na manutenção da escola, e todos participam do momento solene: a cantoria noturna!!

 Isso é bem interessante, porque dá a todos um sentimento de pertencimento. As pessoas pertencem à escola, cuidam dela como nós, como os funcionários, como a casa delas mesmas...

Vendo tudo isso acontecer por aqui percebemos a diferença da nossa sociedade para a dinamarquesa... acho que não faz diferença a estrutura, mas sim como as pessoas se apropriam dela.

 
Os dinamarqueses têm suas características próprias, defeitos e qualidade como qualquer outro povo, mas estou bastante impressionada com isso por enquanto: o senso de comunidade e da importância do bem-estar coletivo que eles têm. É muito diferente da gente, onde cada um pensa apenas no que é mais confortável para si, e dane-se o resto!!

 
Como eu gostaria que as coisas fossem assim no Brasil, que ao invés das pessoas destruírem o que é público elas cuidassem, pois, afinal de contas é só parar para pensar: se é público é seu, e se você cuida bem das suas coisas deveria cuidar bem também do que é público, poxa vida!

 
Ah, e só para reforçar: isso tudo acontece numa escola PRIVADA, que recebe alguns incentivos do governo, mas que é privada!! Pense se a Universidade do seu bairro ou a que você estuda faz algo desse tipo, bem simples, como ceder gratuitamente uma sala de aula para a comunidade.

 
Mas outro assunto importante a ser tratado aqui é sobre a receptividade ou acolhimento dos ALUNOS dinamarqueses... fomos muito bem recebidos aqui e as pessoas são muito atenciosas, é um exemplo de cidadania!!!


Más nesses dias aqui na escola convivendo com todos os alunos, criaram-se “panelas” dos alunos escandinavos e dos alunos internacionais... é óbvio que os alunos internacionais iriam se acolher bem, todos estão no mesmo barco – longe da casa em uma cultura bem diferente, vamos nos abraçar e bola para frente. Más entre os alunos escandinavos tem algumas pessoas muito simpáticas (acho que consigo contar em uma das mãos quantos são)... têm muitos dias aqui em que me pergunto... será que sou invisível? Ao ponto de alguém pisar no seu pé, ou esbarrar no seu ombro e nem te olhar como quem quer dizer “desculpe foi sem querer”...


É interessante pensar que quando temos um estrangeiro no Brasil, esse vira o centro das atenções... eu vindo para cá pensei que seria algo parecido, mas muitas vezes por dia acho que os escandinavos não fazem questão de serem simpáticos ou fazer amizade com os outros...

 Por dias as vezes penso que só tenho a ganhar com essa experiência, más para eles sou insignificante... e como esse valor vai se inverter quando eu voltar para o meu país, serei talvez mais importante (falando em questão de curriculum) ó... ela já morou na Dinamarca... é um misto de sensações que só quem passa por isso pode entender...
 
acho que já refleti muito hoje!!
 
aguardem o próximo post!!
 
 
 
PS> amor, te amo!

Um comentário: